A osteonecrose da cabeça femoral é uma doença progressiva do quadril em que o paciente costuma ter, assim como na artrose do quadril, dor e limitação dos movimentos do quadril. No entanto, diferente da artrose, na osteonecrose a evolução do quadro costuma ser mais rápida.

Na osteonecrose, ocorre a morte de células ósseas da cabeça do fêmur. Apesar serem conhecidos medicações ou doenças que podem causar a osteonecrose da cabeça femoral, a causa da osteonecrose costuma não ser identificada na maioria dos pacientes.

Como a causa não costuma ser identificada, em geral, não é possível associar um tratamento para prevenir ou diminuir a velocidade de progressão da doença.

O tratamento é cirúrgico na maioria dos casos. As opções de tratamentos dependem do grau de avanço da doença. 

Em pacientes com a doença avançada, o principal tratamento cirúrgico é realização da cirurgia de prótese total do quadril com substituição da articulação doente.

Em pacientes com diagnóstico precoce e doença pouco avançado, apesar de poder ser realizada a prótese total de quadril, existem outras opções de tratamento cirúrgico. Elas consistem principalmente nas cirurgia de descompressão do quadril. Nesta cirurgia, realiza-se perfurações na cabeça femoral com o intuito de melhora da dor. A descompressão pode ser acompanhada da colocação de enxerto na região perfurada.