A artrose do quadril (coxartrose) é o desgaste da articulação do quadril e pode acometer 1 em cada 4 pessoas da população geral. Nela, a cartilagem dos ossos do quadril apresenta desgaste e degeneração.

Apresentam maior risco para evoluir com artrose do quadril atletas de elite, trabalhadores que carregam peso, pessoas com obesidade e pessoas com alguma patologia intra-articular do quadril como o impacto femoro-acetabular.

Em geral, o paciente com artrose do quadril se apresenta com dor na região do quadril e com diminuição dos movimentos do quadril. Uma queixa comum é a dificuldade para a colocação de meia e de sapatos.

Uma pergunta comum no consultório é se o desgaste da cartilagem e da articulação pode ser revertido. Infelizmente, a resposta é não. Ainda não existem, hoje, tratamentos comprovados que resultem em regeneração (cura) da cartilagem danificada. 

Por isso, o tratamento não cirúrgico busca diminuir o desgaste da cartilagem e melhora da dor e consiste, principalmente, em perda de peso, diminuir atividades que envolvam colocação de carga nos quadris, fisioterapia e medicações para controle da dor.

O tratamento cirúrgico consiste na prótese total do quadril, em que a articulação desgastada é substituída pela prótese total do quadril.

Outra opção de tratamento consiste na infiltração do quadril. Ela pode ser realizada em pacientes com artrose leve, em pacientes que não apresentam condição clínica para a realização de cirurgia devido a suas doenças ou em pacientes com artrose do quadril e dor, mas que não tenham desejo cirúrgico. Neste procedimento, aplicamos medicamentos dentro da articulação do quadril. Os medicamentos usualmente aplicados são corticóides e ácidos hialurônicos. Outra opção medicamentosa é a aplicação intra-articular de aspirado de medula óssea retirada do próprio paciente.